segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Indicando Tolkien


Não sei resenhar, mas sei indicar, falar sobre o que tenho lido. Vou começar por dois livros que li recentemente. O Silmarillion e O Hobbit, ambos do J.R.R. Tolkien. Li a trilogia O Senhor do Anéis pela primeira vez a medida que assistia os livros, lembro de sentir muito ansiedade, pois decidi assistir o filme e depois ler o livro correspondente, isso foi em 2001/2002/2003. E reli tudo seguidinho em 2009 (fico com saudades das histórias que gosto). Me apaixonei de cara pelo universo que Tolkien criou e ano passado comprei os dois livros que citei algumas linhas acima.
Comecei lendo O Silmarillion já que ele conta como o mundo foi criado. Li em algum lugar que é uma 'leitura pesada", até concordo, mas isso não me atrapalhou, li tudo rapidinho, achei que seria mais dificil. Pesada por que? Tolkien explica o início de tudo, pode ser meio arrastado por vezes. São muitos nomes, tanto de personagens, como de lugares, porém uma coisa legal é que no fim do livro tem uma lista dos nomes e uma breve explicação de quem foram ou o que significavam (no caso dos lugares), recorri bastante à essa lista utilíssima.
Adorei saber da origem de alguns lugares e personagens que aparecem em O Senhor dos Anéis!
Me senti estimulada a ler O Hobbit devido ao bafafá do filme que está por vir e também por querer saber, afinal de contas, como foi que o Sr. Bolseiro achou o Um anel que causou tanta confusão. Li tudo em duas sentadas. É uma história mais fácil acho que por ter um caráter mais infantil mesmo. Fala da aventura de Bilbo e mais uma pá de anões em busca de um tesouro roubado por um terrível dragão. Já tenho mais dois desse autor na minha lista!

metallica.the unforgiven

2 comentários:

  1. Gosto muito da trilogia e lembro que quando comecei a ler foi quando anunciaram o filme. Esperei ansiosa e gostei das adaptações para o cinema. Contudo, não gosto do Silmarillion e do Hobbit. O primeiro acho sim muito chato. Tolkien era muito detalhista e levou esse problema ao extremo enquanto escrevia o Silmarillion. Achei o livro arrastado demais e nunca consegui terminar.
    Já o Hobbit eu acho um pouco bobo. Talvez por ser um livro infantil mesmo. Não sei... Ne algo nele que não em encanta. Mas, acho que vou gostar do filme. O Hobbit é muito cinematográfico e com certeza renderá um bom filme de fantasia e aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente, lendo O Silmarillion eu até achei bem lento, mas O Senhor dos Anéis me preparou um pouco para o estilo arrastado de Tolkien, acho que por eu ser muito apaixonada pela Terra Média e tudo que a ela está relacionado, adorei os dois.

      Excluir