quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Literatura russa

Desde adolescente tinha vontade de conhecer as obras desse tal de Dostoiévski, mas foi só em 2009 que li pela primeira vez um livro dele. Escolhi um que contém duas histórias mais curtas*, chamado Duas Narrativas Fantásticas. Gostei muito, principalmente da segunda, caminho sem volta. Apaixonei-me pelos escritos de Dosta.
Acredito que não seja de leitura muito fácil, não se fala de arco-íris e unicórnios de um reino encantado. Encontrei nas páginas do clássico Crime e Castigo, por exemplo, emoções e contradições humanas escritas de forma tão intensa que sentia em mim as angústias do protagonista, Ródia. Já em "Crocodilo" temos um Dostoiévski mais cômico e irônico ao criticar alguns aspectos da sociedade da época através da inusitada história de um homem que é engolido por um crocodilo e lá vive por um tempo.
Longe de mim fala com propriedade sobre esse assunto. De literatura russa li alguns livros do Dostoiévski, um de contos do Tchekov e Primeiro amor de Turguêniev. Há tantos outros que quero conhecer: Gólgol, Górki, Pushkin, Maiacovski, Bábel...
Eu procuro adquirir os livros da Coleção Leste da Editora 34 por serem traduzidos direto do russo, outras editoras têm traduções feitas a partir do francês e do inglês e acho que muita coisa pode ser perder nessas traduções da tradução.
Tenho tanto a falar sobre esse mundo russo que, não sei ao certo porque, tanto me atrai com seus mujiques, isbás e particularidades. Mas fico por aqui deixando mais alguns links relacionados.
Literatua Russa (site, twitter, facebook, fórum)

*Só mais uma coisinha! Quanto quero conhecer um autor, mas tenho 'medo' de não gostar (fiz isso com Kafka também) escolho, quando possível, um livro de contos ou a história mais curta que ele/ela escreveu.

pink floyd.hight hopes

Um comentário:

  1. Oi Rosa,

    No que toca a autores russos, só li «Anna Karerina» de Tolstoi.

    Mas quero ler Dostoiévski e Tchekov, claro.

    Vou dar uma vista d'olhos nos links que referenciou.

    Já agora aproveito para passar no meu blog. Espero que aceite o convite :)

    ResponderExcluir