quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os Filhos de Húrin - J. R. R. Tolkien


"... e a tragédia de Túrin e a sua irmã Niënor desenrola-se sob a sombra do medo de Angband e a guerra forjada por Morgoth contra as terras e cidades secretas dos Elfos."
havia lido "O Silmarillion" há algum tempo, livro que fala do princípio das coisas. Princípio mesmo, começa falando da criação do mundo, entre outras coisas, como a criação das Silmarils, o sucesso e queda de vários povos, antes dos eventos relatados em "O Senhor dos Anéis". N'O Silmarillion é falado por cima da história de Túrin e de alguns eventos que em Os Filhos de Húrin são mencionados. É como olhar para a mesma época a partir de um outro ponto de vista, de um outro foco, já que em Os Filhos a história é direcionada para um ponto mais específico.
Olha, vou confessar, até as cento e poucas páginas foi um leitura penosa, o que eu já esperava. É um livro, assim como todos os outro que li do autor, cheio de nomes, seja de lugares, seres, batalhas, lendas, é muita descrição, mas eu perseverei e venci! (haha) Depois fui empolgando para ver logo como seria o desenrolar da história, tudo bem que eu já sabia como terminaria por que tem spoiler n'O Silmarillion, mas acho que nesse há detalhes a mais.
No final das contas, acho que Tolkien não é para qualquer um, tem que gostar, pois muitas partes são arrastadas, cheias de informações, não é todo mundo que aprecia isso. Mas eu sou super fã de O Senhor do Anéis, filme e livro, e é legal ler sobre as coisas que aconteceram antes e que, de uma forma ou de outra, influenciaram acontecimentos de Eras posteriores.
E para quem, como eu, está com saudades da Terra-Média, o filme O Hobbit - Uma Jornada Inesperada está vindo aí (dezembro chega logo!)

7 comentários:

  1. Eu gosto muito das obras do Tolkien, e confesso que não terminei o Silmarillion, porque li em uma fase sem paciência. Agora venho retomando vários livros que tem esse perfil - arrastado no começo, e depois empolgante. E acho também que Tolkien não é pra qualquer um. O Hobbit é ótimo, bem mais fácil. Mas na cadência, SdA vai ficando mais complicado, e o começo da Sociedade do Anel é bem arrastado. Mas mesmo assim, é muito bom. Um mundo a parte, coeso, completo, encantador. Eu adoro e tenho todos. Só preciso concluir o último! (comprei há tempos em um pacote do submarino)

    beijos Pink!

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu falo que Tolkien é para os fortes =P é pra quem gosta mesmo, eu a-do-rei Silmarillion, mesmo. Li rapidão, mesmo sendo arrastado. SdA li duas vezes, só não li de novo pq tenho zilhões de livros para ler, aí vou deixando. Mas sinto saudades dos meu livros preferidos, chega uma hora que tenho que ler tudo de novo.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li sda 2 vezes também, uma aos 16 e outra aos 22. Muito bom, reler e recapitular detalhes e coisas que se perdem na memória. Também vi os filmes 2 vezes! =D agora ando relendo Sandman.

    ResponderExcluir
  4. ah,  agora falando do hobbit, QUE É AQUELE THORIN ESCUDO DE CARVALHO? ai que homi lindo! nunca vi anão ser caracterizado tão lindamente #ansiosa hahaha beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ai alguém me entende \o/ VEM NI MIM THORIN!

    ResponderExcluir
  6.  Eu sou aquela que nem tentou ler nada do Tolkien por saber que não é pra qualquer um. Não faz meu tipo (tanto a plot quanto a escrita detalhada demais). Mas estou pensando, quem sabe depois de a Song of Ice and Fire, até me animo. ;]

    ResponderExcluir
  7. E eu ainda não me aventurei pelas páginas de Game of Thrones. I like big books, mas sei lá, não me animei ainda. Tô de preguiçosa, só assistindo a série mesmo.

    ResponderExcluir