quinta-feira, 24 de maio de 2012

E no Final a Morte


E não é que Agatha Christie achou mistério no Egito Antigo?
Estava eu no supermercado caçando livros em sua mini-seção dedicada a esse mágicos amigos quando me deparo com E no Final a Morte, me surpreendi por não ser a típica história de mistério de nossa querida Dama (se é que suas histórias são típicas).
Agatha Christie escreveu trocentos livros, alguns sob pseudônimos, e eu não tenho a pretensão de conhecer todos, então fico deliciada com essas surpresas. Encontrar histórias com detetives outros que não nosso querido monsieur belga ou a curiosa Miss Marple, seus mais célebres personagens.
Essa história acontece há 2.000 a.C. e envolve, é claro, os elementos da época, com seus deuses e regras sociais. É bacana que o mistério, a morte, as dúvidas e suspeitas existem, mas tudo em meio à rotina doméstica de uma família egípcia. 
Ao ler esse livro senti uma bem-vinda 'mudança de ares', como quando li "Inimigo Secreto" onde vamos conhecer Tommy e Tuppence uma diferente dupla de detetives (isso poderia ser um filme de sessão da tarde). Aí vai a sinospse do livro que eustá no site da LP&M:
"O local é o Egito Antigo. A época é o ano 2000 a.C. Em uma sociedade na qual o sentido da vida está intimamente relacionado aos rituais da morte, a jovem viúva Renisenb volta para a casa de seu pai, o sacerdote funerário Imhotep, para encontrar tudo aparentemente do jeito que deixou antes de se casar. O frágil equilíbrio familiar é quebrado quando o patriarca retorna de uma de suas viagens trazendo para casa a jovem Nofret para ser sua concubina: uma presença que desperta os piores sentimentos nos habitantes da casa.
Agatha Christie une um sólido conhecimento do Egito Antigo à capacidade mágica de criar enredos de grande suspense, levando sua maestria para um cenário inusitado."

them crooked vultures.no one loves me & neither do I

Nenhum comentário:

Postar um comentário